Yoga Sámkhya - Áshrama Olivais - Centro do Yoga



Alimentação Vegetariana

A crescente preocupação com o meio ambiente e com o sofrimento dos animais enquanto seres vivos e um maior interesse pela alimentação saudável são alguns dos factores que motivam milhares de pessoas em todo o Mundo a abandonar a alimentação tradicional para adoptarem novos hábitos alimentares.

Ao contrário da alimentação tradicional ocidental, que se baseia no consumo de produtos de origem animal e vegetal, o vegetarianismo elimina, completa ou parcialmente, alimentos de origem animal da alimentação.

Muitas pessoas estão num período de transição para o vegetarianismo e começam lentamente a reduzir o consumo de produtos de origem animal, como a carne vermelha, mas continuam a incluir, moderadamente, aves e peixe nas suas refeições. Podem ainda comer estes alimentos ocasionalmente, mas na maior parte das vezes optam por alimentos de origem vegetal.


Os vegetarianos são classificados mais detalhadamente consoante os alimentos que estão ou não dispostos a comer. Grande parte dos seguidores do vegetarianismo são ovo-lacto-vegetarianos, ou seja, a sua dieta exclui carnes, mesmo a criação (aves), o peixe e produtos do mar. No entanto, consomem leite e os seus derivados (queijo, iogurtes, manteiga, natas), bem como os ovos. Este grupo é o que representa a maior fracção dos actuais vegetarianos.

No caso dos vegetarianos puros, todos os produtos de origem animal são excluídos da alimentação, inclusive os lacticínios, os ovos, a gelatina e o mel.

Terão de obter as proteínas (habitualmente fornecidas pelos produtos animais) através da utilização de uma grande variedade de alimentos vegetais. São boas fontes de proteína vegetal os seguintes alimentos: derivados de soja texturizada ("granulado de soja"), o leite de soja; as leguminosas secas (feijão de qualquer tipo, grão-de-bico, lentilhas, favas); os cereais integrais e seus derivados (seitan); as sementes; e as oleaginosas (caju, noz, amêndoa, pinhão, etc.).



Vítor Rodrigues - Professor do Yoga




©2013 Áshrama Olivais - Centro do Yoga - Todos os direitos reservados